Recentemente, uma das suas amigas foi vítima de um ataque de engenharia social, uma vez que uma pessoa roubou o nome de utilizador e a palavra-passe dela para ter acesso ao trabalho por correio eletrónico.


1::Criação de sistemas de fácil utilização para a sociedade.
3::É uma forma de fraude social centrada em recolher informações, cometer uma fraude, ou ter acesso a sistemas.
2::Uma pessoa utiliza as redes sociais para roubar dados pessoais.

A engenharia social pouco tem a ver com a engenharia na aceção tradicional da criação de sistemas tecnológicos. No contexto da segurança, é uma forma de fraude social, que explora os pontos fracos do ser humano para, do ponto de vista psicológico, manipular as pessoas com o objetivo de recolher informações, cometer uma fraude, ou ter acesso a sistemas (por exemplo, enganar uma pessoa no sentido de lhe fornecer a sua palavra-passe).

 

Esta é a resposta correta. A engenharia social é, de facto, uma forma de fraude social complexa, que explora os pontos fracos do ser humano para, do ponto de vista psicológico, manipular as pessoas com o objetivo de recolher informações, cometer uma fraude, ou ter acesso a sistemas (por exemplo, enganar uma pessoa no sentido de lhe fornecer a sua palavra-passe). 

 

REsta é a resposta parcialmente correta.  No contexto da segurança, a engenharia social é uma forma de fraude social, que explora os pontos fracos do ser humano para, do ponto de vista psicológico, manipular as pessoas com o objetivo de recolher informações, cometer uma fraude, ou ter acesso a sistemas (por exemplo, enganar uma pessoa no sentido de lhe fornecer a sua palavra-passe). Obviamente, esta abordagem poderá ser seguida, entre outras, no âmbito de uma comunicação através de uma rede social.  

 


Este nome «engenharia social» parece-lhe bastante estranho, uma vez que relaciona a engenharia com as questões sociais.

 

O que significa engenharia social no contexto da segurança?