Quantas vezes por semana lê um artigo sobre cibersegurança e pirataria informática?


2::São peritos informáticos bem-intencionados.
2::São criminosos informáticos mal-intencionados.
3::Os piratas informáticos podem ser peritos informáticos bem-intencionados ou criminosos informáticos mal-intencionados.

Esta resposta é correta, mas apenas parcialmente, uma vez que os piratas informáticos também podem ser mal-intencionados. De facto, os piratas informáticos são pessoas com elevadas qualificações técnicas e com elevado nível de conhecimentos, capazes de obter acesso não autorizado a sistemas protegidos e recursos. No entanto, o termo pode ter significados diferentes consoante o contexto em que é utilizado. A distinção mais comum observa-se entre «white hat hackers» (piratas informáticos não maliciosos) e «black hat hackers» (piratas informáticos maliciosos) ou entre as expressões «hacking for good» (pirataria informática para o bem) (por exemplo, avaliar e testar a segurança) e «hacking for bad» (pirataria informática para o mal) (por exemplo, para atividades criminosas). Normalmente, os piratas informáticos são referidos como «crackers» (piratas informáticos mal-intencionados). Está disponível um artigo no relatório da ENISA (Agência da União Europeia para a Segurança das Redes e da Informação): https://www.enisa.europa.eu/activities/stakeholder-relations/nis-brokerage-1/brokerage-model-for-network-and-information-security-in-education.

 

Esta resposta é correta, mas apenas parcialmente, uma vez que os piratas informáticos também podem ser bem-intencionados. De facto, os piratas informáticos são pessoas com elevadas qualificações técnicas e com elevado nível de conhecimentos, capazes de obter acesso não autorizado a sistemas protegidos e recursos. No entanto, o termo pode ter significados diferentes consoante o contexto em que é utilizado. A distinção mais comum observa-se entre «white hat hackers» (piratas informáticos não maliciosos) e «black hat hackers» (piratas informáticos maliciosos) ou entre as expressões «hacking for good» (pirataria informática para o bem) (por exemplo, avaliar e testar a segurança) e «hacking for bad» (pirataria informática para o mal) (por exemplo, para atividades criminosas). Normalmente, os piratas informáticos são referidos como «crackers» (piratas informáticos mal-intencionados). Está disponível um artigo no relatório da ENISA (Agência da União Europeia para a Segurança das Redes e da Informação): https://www.enisa.europa.eu/activities/stakeholder-relations/nis-brokerage-1/brokerage-model-for-network-and-information-security-in-education.

 

Esta resposta é correta, uma vez que os piratas informáticos podem ser bem e mal-intencionados. De facto, os piratas informáticos são pessoas com elevadas qualificações técnicas e com elevado nível de conhecimentos, capazes de obter acesso não autorizado a sistemas protegidos e recursos. No entanto, o termo pode ter significados diferentes consoante o contexto em que é utilizado. A distinção mais comum observa-se entre «white hat hackers» (piratas informáticos não maliciosos) e «black hat hackers» (piratas informáticos maliciosos) ou entre as expressões «hacking for good» (pirataria informática para o bem) (por exemplo, avaliar e testar a segurança) e «hacking for bad» (pirataria informática para o mal) (por exemplo, para atividades criminosas). Normalmente, os piratas informáticos são referidos como «crackers» (piratas informáticos mal-intencionados). Está disponível um artigo no relatório da ENISA (Agência da União Europeia para a Segurança das Redes e da Informação): https://www.enisa.europa.eu/activities/stakeholder-relations/nis-brokerage-1/brokerage-model-for-network-and-information-security-in-education

 


Embora sejam dois termos da gíria informática e eletrónica em voga, são também de extrema importância na nossa vida diária, no trabalho ou nos tempos livres.

 

De um modo geral, quem são os piratas informáticos?

We use cookies on our website to support technical features that enhance your user experience.
We also use analytics. To opt-out from analytics, click for more information.

I've read it More information